Weby shortcut

Histórico

Atualizado em 19/11/14 09:31.

Não apenas um marco na história política do Brasil, a construção de Brasília foi responsável direta pela construção de uma faculdade de medicina em Goiás, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FMUFG). Era o ''progresso'' chegando ao estado de Goiás, que passava a estar sob os holofotes do país e do mundo. Em homenagem à construção da nova capital nacional, o centro acadêmico da FMUFG foi batizado de Centro Acadêmico XXI De Abril (CAXXIA), data da inauguração de Brasília. Além disso, as formas encontradas no brasão do CAXXIA são um referência às construções de Oscar Niemeyer. Desde 9 de maio de 1960, o CAXXIA é a representação estudantil da Medicina da UFG, respondendo aos anseios da comunidade acadêmcia da FMUFG, da qual é representante no Conselho Diretor e nos órgãos colegiados da unidade.

O CAXXIA também é responsável por suprir outras necessidades dos acadêmicos, tantos científicas como culturais ou esportivas. Os tradicionais eventos científicos organizados pelo CAXXIA são: Curso de Iniciação Científica (Noite Científica) e Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (ECAM). Este último tornou-se o evento científico mais expressivo da FMUFG e hoje é responsável por fornecer, com enfoque adequado a acadêmicos, palestras sobre medicina e afins, além de ser uma oportunidade para apresentação de trabalhos cunhados pelos próprios alunos. O ECAM é organizado pelos alunos do 3° ano e tem como evento integrado o Encontro das Ligas Acadêmicas (ELA), que leva serviços à comunidade.

Os eventos culturais do CAXXIA se apresentam de inúmeras formas. O primeiro e mais tradiocional é o Show do Esqueleto, criado em 1962 pelo ainda acadêmico Heitor Rosa, hoje professor emérito da UFG, é exemplo de trote inteligente, que substitui a violência por dramatização com críticas políticas e socais, alegria e risos. A Semana Cultural é outro evento já tradicional e, juntamente com o Show do Esqueleto, é considerado patrimônio cultural da FMUFG. Nela, os acadêmcios de medicina podem também mostrar seus dotes culturais. Há ainda o Asklepião, o ''arraiá'' da medicina que já é um tradição entre as festas juninas da cidade.

O CAXXIA elege sua diretoria anualmente e, mais do que um prédio ou grupo de pessoas, é um conjunto de ações que são realizadas uma a uma pelos acadêmicos que representa, que fazem dele um espelho de suas atividades.

Listar Todas Voltar