Departamento Científico

dc

DEPARTAMENTO CIENTÍFICO

O Departamento Científico (DC) é uma entidade estudantil vinculada ao CENTRO ACADÊMICO XXI de ABRIL (CAXXIA) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FMUFG), com foco na produção científica acadêmica.

Histórico:

Em vigência desde maio de 1960, tem sido organizado exclusivamente por alunos do curso que se renovam a cada ano de acordo com seleção por eles mesmos promovida. Uma forma justa e que tem atendido as demandas é a entrevista dos candidatos a membros por meio de formulário eletrônico, onde os interessados respondem a perguntas abertas no âmbito dos motivos pelos quais desejam participar do Departamento. Os melhores textos são votados entre os membros e então escolhidos em número que varia de acordo com as vagas disponíveis.

O DC é composto por 20 alunos da FMUFG, sendo 2 coordenadores, 7 diretores de áreas específicas e 11 membros regulares que participam das reuniões semanais e colaboram na organização dos eventos promovidos pelo Departamento.

A quantidade de vagas anuais não é fixa, uma vez que os membros podem continuar enquanto forem acadêmicos, entretanto, tenta-se manter um número aproximado de 20 certificados para que não haja emissão excessiva. Por esse motivo, os certificados de organização de eventos promovidos pelo DC seguem a mesma linha. Porém,  todo aluno que queira participar do DC e do CAXXIA é livre para isso, contanto que não acumule certificados, ou seja, como membro de departamento é possível receber apenas um, desde que obtenha no mínimo 75% de frequência nas atividades.

O DC tem passado por consideráveis mudanças a nível organizacional com vista a maior estruturação e reconhecimento dentro da própria Faculdade de Medicina, pois apesar de ser uma entidade tradicional da casa de Francisco, seu corpo diretor acredita que ainda tenha muito a alcançar.

Tem como atribuições específicas:

• Promoção e desenvolvimento de pesquisas acadêmicas na FMUFG;
  • Organização da Jornada Acadêmica de Metodologia Científica (JAMEC);
  • Premiação Francisco Ludovico de Almeida Neto em Iniciação Científica (FLANIC);
  • Promoção de eventos para discussão e exposição de ideias em produção e inovação científicas;
  • Orientação à comissão organizadora do ECAM e representação do evento frente à direção da FMUFG;
  • Realização de evento científico para defesa dos Trabalhos de Curso (TC) da FMUFG;
  • Aproximação com entidades e eventos científicos no Brasil;
  • Divulgação de conhecimentos científicos às comunidades acadêmicas;
  • Exposição das melhores pesquisas acadêmicas em nossos meios de divulgação.

Tem como atribuições gerais:

• Recepcionar os calouros no CAXXIA;
  • Deliberar junto ao CAXXIA assuntos de interesse estudantil;
  • Estimular a comunicação entre o CAXXIA e a Coordenação do curso de Medicina da FMUFG;
  • Promover espaços de discussões e iniciativas estudantis.