Show do Esqueleto

O Show do Esqueleto é um evento cultural criado em 1962 por jovens estudantes de Medicina. Trata-se de um teatro que já no primeiro ano de sua existência lotou os lugares do Centro de Educação Física, onde foi encenado. Sua origem está vinculada à substituição dos antigos e violentos trotes aplicados aos calouros do curso por formas de recepção mais saudáveis, em que o riso é o propósito primordial.

Tal espetáculo é uma verdadeira contribuição histórica da medicina goiana à cultura local. Nenhum evento possui maior tradição do que esse e poucos são tão irreverentes. Quando os militares tomaram o poder, em 1964, o Centro Acadêmico foi fechado e o Show teve que se desvincular da faculdade. Porém, o espetáculo continuou e se tornou um dos movimentos culturais mais denunciadores do Regime. Passada esse época, tal representação voltou a ser parte do CA e constitui hoje um dos maiores acontecimentos culturais da UFG. Foi tombado em 20 de dezembro de 2006, pelo médico Heitor Rosa, como patrimônio cultural da Faculdade de Medicina e, certamente, o maior evento cultural desta escola.

Além disso, é o teatro há mais tempo em cartaz em todo o Brasil (mais de 50 anos) e já nos legou diversas contribuições. Em se tratando de personagens, as Baleiras, por exemplo, já estão consolidadas como figuras folclóricas de nosso tempo e um dos únicos donativos saídos dos palcos de eventos da capital. Tratam-se dos garotões da medicina travestidos de mulher, que arrancam boas gargalhadas de quem os vê nos bares e ruas da cidade, bem como no próprio Show. Fica a cargo do Esqueleto, outro personagem fixo com o passar dos anos, suscitar reflexões, conduzir e encerrar o evento. Os temas abordados variam de ano para ano, mas as bases em que os mesmos se assentam não são alteradas: o humor e a crítica permanecem acima de tudo.

Quem encena os quadros são os próprios acadêmicos de medicina. Assim, com mais de 50 anos de existência completos, os “esqueletos” são hoje milhares e dentre eles estão renomados médicos e profissionais dos bastidores. Esses ex-alunos, que um dia divertiram a sociedade, vão hoje ao teatro nos prestigiar. Com eles, vão seus familiares e amigos, o que aumenta nossa responsabilidade perante o público a cada evento realizado, bem como nosso espectro de divulgação social.

Por fim, o Show do Esqueleto é um evento com garantia de plateia e crítica. Suas despesas são inteiramente cobertas por doações de  patrocinadores (e até pessoas físicas), que veem no público e na grandiosidade do evento boa campanha de divulgação de suas marcas.